Telecomunicações

Telecom

Como a indústria de telecomunicações obteve visibilidade em tempo real para mitigar o impacto do roubo de cabos nas pessoas através da SOSAFE.

Duas pessoas subindo uma escada para consertar cabos de linha telefônica
Telecom
Indústria
+2600
Usuários
+500
Relatórios Mensais

Desafios diante da SOSAFE

O roubo de cabos de cobre e fibra óptica é um crime de longa data, entretanto, vem ganhando força no Chile há alguns anos, dado o aumento do valor do cobre e sua fácil exportação para o mercado negro através de gangues organizadas. Durante 2022, este crime de crime organizado dobrou em relação ao ano anterior, desencadeando alertas das empresas de telecomunicações sobre como mitigar esta ação criminosa, que afeta diretamente a conexão de casas, empresas e instituições, e deixa como principais vítimas as pessoas do setor afetado.

Estima-se que em 2022 houve quase 30.000 casos de vandalismo devido ao roubo de cabos, o que deixou mais de dois milhões de residências sem conectividade. De fato, segundo dados da Movistar Chile, somente nos primeiros 6 meses de 2022 houve 11.600 crimes relacionados a este tipo de evento no Chile, onde 66% dos casos ocorreram na região metropolitana, seguidos pela região de O'Higgins. A região de Biobío e a região de Antofagasta. Mas, sem dúvida, é um crime que afeta o país de forma transversal.

Em junho de 2022, a Chile Telcos iniciou a campanha "nós cuidamos da rede", que procura tornar visível este crime que afeta principalmente as comunas mais vulneráveis do país e deixa milhões de pessoas, empresas, instituições e casas sem conexão, afetando o funcionamento de caixas eletrônicos, supermercados, semáforos, centros de saúde, delegacias de polícia, registro civil, entre outros. Por esta razão, empresas de telecomunicações, como a Movistar Chile, vêm trabalhando há vários anos em conjunto com autoridades, polícia e associações de moradores, buscando combater este crime que tanto afeta a sociedade.

Junto com a campanha contra o roubo de cabos, o 800 441 441 foi criado como um número de telefone para denunciar este crime anonimamente. A oportunidade também foi vista para adicionar SOSAFE como um canal formal de denúncia, já que a aplicação tem mais de 1,5 milhões de residentes conectados em todo o território nacional e é percebida como uma ferramenta séria de segurança que permite a denúncia e canalização rápida de informações.

Uma linha de cabos roubados cortadosUm mapa de calor mostrando relatórios de roubo de cabos SOSAFE em Santiago, Chile

Implementação

Em 6 de julho de 2022, foi lançado em SOSAFE um novo relatório ou botão de reclamação chamado "Roubo de cabos", disponível para toda a região Metropolitana. Embora os usuários da aplicação móvel já denunciassem este crime através de outros tipos de relatórios SOSAFE, chegando a 40 alertas mensais, com esta incorporação procurou-se canalizar as informações desta atividade criminosa mais diretamente para serem atendidas diretamente pelas equipes de segurança.

Foi realizada uma comunicação poderosa em torno da campanha "vamos cuidar da rede", relatando os canais formais de reclamação, incluindo SOSAFE, e o grande impacto que a desconexão causada pelo roubo produz na vida diária das pessoas de cabos.

Além da atenção direta do centro de segurança às reclamações da SOSAFE, reclamações desta natureza também são atendidas pelo call center interno da SOSAFE 24 horas por dia, 7 dias por semana, ajudando no encaminhamento de ajuda da polícia e das instituições públicas e conectando os residentes do setor para que, juntos, atuem como verdadeiros vigilantes cidadãos e se sintam mais protegidos.

Resultados e benefícios

6 meses após o lançamento da reclamação de "roubo de cabos" na aplicação, os resultados são surpreendentes. Houve cerca de 500 relatórios mensais através da SOSAFE e esta se tornou a maior fonte de relatórios sobre este crime. Isto se explica principalmente pela facilidade de uso do aplicativo, já que melhora em até 3 vezes o tempo de resposta da patrulha e de envio em comparação a uma chamada telefônica de emergência, e também pela implementação de um único botão para denunciar este crime.

A resposta dos usuários SOSAFE também tem sido muito positiva, fazendo uso adequado do relatório "Roubo de cabos" dentro da aplicação. Também permitiu que os residentes se sentissem mais protegidos e conectados, ao mesmo tempo em que conseguiu dar um sentido de compromisso para a mitigação deste crime diante dos cidadãos por parte das empresas Telcos de Chile.

A colaboração entre esta indústria e a SOSAFE tem sido fundamental para o sucesso da campanha, apoiando-se mutuamente tanto na divulgação como no funcionamento diário dos alertas, o que se traduziu em resultados positivos para formar uma aliança de longo prazo. Além de disponibilizar o relatório "Roubo de cabos" no aplicativo SOSAFE, o Portal SOSAFE também foi escolhido como o principal software para centralizar estas informações, registrando todas as reclamações recebidas através de outros canais de comunicação, tais como chamadas telefônicas. O Portal SOSAFE também foi escolhido como software principal para centralizar estas informações, registrando todas as reclamações recebidas através de outros canais de comunicação como chamadas telefônicas, outros aplicativos de mídia social e e-mails. Isto economiza tempo na gestão diária e operacional, ao ter tudo consolidado em um só lugar, além de poder obter gráficos e mapas de calor em tempo real para tomar melhores decisões quanto à alocação de recursos de patrulha e vigilância.

Embora atualmente o relatório "Roubo de cabos" esteja disponível apenas para a região Metropolitana, já está sendo avaliado para permitir que ele seja utilizado em outras regiões do Chile até o ano 2023, principalmente nas regiões de O'Higgins, Bío Bío e Antofagasta, que são as mais afetadas por este crime. Isto sem dúvida tornará este problema visível em nível nacional e aumentará a conscientização de seu impacto, fazendo com que todos os cidadãos se sintam envolvidos na denúncia deste crime para desmantelar quadrilhas organizadas e reduzir o número de roubos que continuam a aumentar.

Conecte sua organização com SOSAFE

Entre em contato conosco 👋